Terapia Invicta IV : 10º Aniversário

Texto por João Nox

Imagem por Diogo Azevedo

01 – Março- 2025

Ultimamente tenho andado em baixo, tudo corre mal e todas as decisões são erradas. Por isso decidi experimentar terapia.

Felizmente para muitos, este sábado dia 1 de Março havia terapia de alta qualidade no Woodstock 69. A Terapia Invicta celebrou 10 anos com a sua quarta edição de peso e caos. A julgar pela fila enorme que estava à porta do bar, muita gente está com uma grande falta e necessidade de terapia, já me sinto menos sozinho.

A noite abriu com o death grind dos “Morph”, possivelmente a banda mais pesada da noite e a única que não está incluída no metal-archives. Cobardes por não incluírem esta pérola da música portuguesa no seu site.

Vindos de Coimbra e cheios de energia, foi um excelente aperitivo terapêutico. O vocalista fez algumas piadas picantes que eu não vou repetir porque não tenho nada a ver com isso, mas o pessoal riu-se por isso acho que ninguém vai cancelar a banda na internet.

De seguida tocaram os veteranos nacionais “Anifernyen” com um som mais melódico e mais Black Metal porque variar é importante. Esta é daquelas bandas que já sabemos que vai ter qualidade porque o baterista é o Lendário Hugo do Metalpoint.

Para quem não sabe, o Metalpoint era o melhor espaço do underground invicto, durante anos todo o tipo de bandas nasceram naquele palco e todos os dias temos saudades. Esta cidade não sabe a falta que o Metalpoint faz.

Para ajudar a afogar as mágoas à bruta, vieram aqueles que em tempos afogaram as nossas mágoas da pandemia no Metalpoint, os “ThrashWall”. Sem dúvida uma das melhores bandas de Thrash nacionais e o primeiro concerto da noite onde houve porrada (baile) entre o público. 

Se algum dia esta banda vai desiludir, não foi neste sábado de peso. O Thrash Metal de Évora continua forte, grosso e altamente recomendável. Não deixes passar ao lado se vires o nome deles num cartaz perto de ti.

Para encerrar a violência temos os espanhois “Scent of Death” com o seu Technical Death Metal feroz. Mas afinal não, houve um acidente, uma lesão e a terapia ficou sem o cheiro podre espanhol. Uma tragédia sem dúvida.

Felizmente os portuenses “Terramorta” estavam na zona e disponíveis, por isso vieram tapar o buraco na nossa amada Terapia.  Com a sua maquilhagem esotérica, trouxeram o seu Symphonic Black/Death até aos bêbados do final de noite.

Quem é cliente habitual da Terapia Invicta sabe que a noite acaba com sorteios e prémios incríveis e metálicos.

Como é tradição, a pessoa mais alcoolizada vai anunciar os vencedores ao palco, é uma mera coincidência que esta pessoa é sempre a mesma. Choveram presentes sobre o povo, menos para aquele gajo que fingia que ganhava todas as vezes. Teve piada as primeiras duas vezes, mas à vigésima terceira já estava batido.

Depois dos CDs, choveram t-shirts da Super Bock. Eu apanhei um S que posso usar como lenço ou bandana.

Um grande abraço ao Vítor da Chaotic Therapy, parabéns pelos 10 anos de terapia, o Porto ia ter um índice de depressão e esquizofrenia muito mais elevado sem o teu esforço. Já é tempo da Câmara Municipal te dar uma medalha.