"À moda do Porto: 10º aniversário Woodstock69"
Por Bruno Esteves
Imagem por Diogo Azevedo
5 – Abril – 2025
No passado dia 5 de Abril de 2025, uma das melhores casas do underground portuense celebrou o seu 10º aniversário. Estou a falar do grande Woodstock 69, a sala situada dentro de umas galerias em São Roque da Lameira onde já vi concertos excelentes e onde já dei vários concertos medíocres. Uma coisa foi constante em ambas experiências: a hospitalidade portuense. Existe sempre um grande sentido de comunidade e pertença que é partilhado com qualquer pessoa que entre no espaço (desde que venha por bem, claro).





No cartaz tivemos os grandes Krypto que, para mim, é das bandas mais interessantes que temos em Portugal e 4 DJs que não passavam de ser pessoas queridas à casa e que sabiam como fazer esta noite funcionar de forma a que quem viesse sentisse o que o WS69 realmente é. Tudo isto com a cereja no topo do bolo de ser um evento de entrada livre!












Krypto, como sempre, deram um concerto intenso e super tight, fosse com as batidas fora da caixa do Chaka ou com os efeitos que o Martelo aplica ao baixo que fazem com que este instrumento simples de quatro cordas soe a uma orquestra de distorções e modulações. Na frente disso tudo tivemos o Gon com a sua imprevisibilidade que já é conhecida e adorada por todos que sempre o foram acompanhando fosse em Zen ou Plus Ultra por exemplo. Seguimos para os DJ sets que foram tudo o que era preciso para fechar este décimo aniversário com chave d’ouro.




O Woodstock 69 para mim é um espaço perfeito no underground portuense. É uma sala com um som excelente cuidadosamente trabalhado pelo Rui em todos os concertos. Com a simpatia do Pedro e da Filipa no bar a tirarem os finos mais frescos de S. Roque e arredores e por fim com a personalidade à moda do Porto do Tony que faz com que quem venha visitar a casa entenda que, aqui não há rodeios, aqui é tudo no 11 seja a nível de apoio, curtição ou carinho bruto. Sinto-me velho ao saber que o Woodstock 69 já cumpriu os seus 10 anos de existência mas feliz ao mesmo tempo por ser uma casa que sobreviveu durante este tempo todo. Acredito também que está cada vez mais a ser-lhe dada a devida importância e que ainda iremos celebrar os 20 e os 30 anos de existência e eu lá estarei como sempre, nem que seja sentado nos sofás.
Um bem haja ao Woodstock 69 e a todos os que contribuem para a prosperidade desta, casa nossa!







